Texto curatorial
Esta exposição é resultado de uma residência artística realizada por Carla Borba e Geovanni Lima com jovens atendidos pelo Núcleo Afro Odomodê, Casa da Juventude e Centro de Referência da Juventude, equipamentos públicos da Prefeitura de Vitória coordenados pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho. Esse projeto conta com patrocínio do Projeto Cultural Rubem Braga da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Vitória e esta mostra é realizada pela Casa Com Junto e pela Galeria de Arte Espaço Universitário/Secretaria de Cultura da Ufes.
Propõe ser uma cartografia afetiva dos territórios onde as juventudes se inserem. As pessoas artistas colocam em discussão o ambiente da casa, dos locais de convivência e o acesso aos espaços culturais. Por um lado, evidencia problemas sociais comuns à sociedade brasileira, ampliando a discussão, por meio da arte, para a política de cultura, cidadania, e direitos humanos. Por outro, ao exibir esses trabalhos, fortalece a potência das juventudes.
Os processos poéticos colaborativos resultaram em obras conjuntas que se constituem como espaço de rememoração e elaboração de memórias. Por esse viés, pode-se contextualizar esta exposição por duas perspectivas teóricas da área de Artes, entre diversas outras: dialoga-se com as práticas artísticas socialmente engajadas (Claire Bishop) e materializa-se a metodologia da A/r/tografia (Rita Irwin), em que se entrelaçam as funções de artista-pesquisador-professor.
Além dos aspectos teóricos, é preciso ressaltar a dimensão da vivência da arte. Por meio dos trabalhos exibidos aqui, a Galeria de Arte Espaço Universitário recebe a possibilidade de aproximar os públicos com ações que (re) pensam os sujeitos, as juventudes, a cultura e as especificidades de seus territórios.
Ananda Carvalho Curadora Professora DAV-Ufes
