Curadoria Educativa

Olá, professora e professor! 

Você tem exercitado seu olhar? Nos caminhos que você percorre cotidianamente, o que te faz parar e prestar atenção? Sons? Imagens? Objetos? A arquitetura? A natureza? Os corpos que transitam por esses espaços?

Você tem parado para observar seus caminhos, suas trajetórias? Tem feito sempre o mesmo caminho ou se move a trilhar caminhos outros, que te convocam, convidam, mobilizam a olhar e sentir sinestesicamente o seu entorno?

O que te convoca então, a perceber o movimento nos percursos cotidianos, em busca de uma experiência singular, única, que os corpos podem experienciar quando se movem? Conseguimos perceber, sentir, ouvir, nos afetar com nossos caminhos? Caminhar proporciona invadir espaços plurais, mas também singulares e muitas vezes inacessíveis... 

Estamos preparadas(os) para a experiência de deambular, ou isso significa perder tempo? Movimentar nossos corpos no ambiente requer audácia, liberdade, autonomia, insolência e criatividade. Sair da rota requer coragem! Entretanto, não basta mudar o caminho, é preciso parar para sentir estesicamente os percursos que traçamos, e isso requer sensibilidade! Parar nossos corpos para olhar, sentir, ver, ouvir a novidade diante dos caminhos, das rotas de fuga que se abrem é de-li-ci-o-sa-men-te humano!

Diante desses caminhos, é preciso mover-se! “Mover-se” significa (re)escrever a sua/nossa história em/por diferentes territórios afetivos, culturais e geográficos.

Inspiradas na exposição “Tudo que Se Move ou Parece que Se Move”, esse material educativo surge no deambular cartográfico em que as ações educativas propostas se sustentam, a partir da tríade “Corpo – Movimento – Ambiente”, levando-nos a perceber essas relações, de modo que os percursos criativos nos ajudem a exercitar um “olhar em movimento”, provocando um deslocamento no nosso “olhar trivial cotidiano”. Pensando a cartografia dos corpos em deslocamento no ambiente, ao acessar esse material educativo, você é convidada(o) a traçar uma cartografia afetiva, na medida em que escolhe seus caminhos por meio da reflexão e da arte.

Mova-se!!!

 

Margarete Sacht Góes
Curadora do Educativo
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910