Exposição destaca Mulheres Artistas no Acervo da Ufes

A partir de 11 de abril, a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) apresentará a exposição Mulheres artistas no acervo da Ufes, com o objetivo de dar visibilidade para obras do acervo, realizadas por artistas que participaram de exposições na Universidade Federal do Espírito Santo entre 1978 e 2013.

A exposição propõe uma reflexão sobre a memória, considerando que o Acervo de Artes Visuais da Ufes é composto principalmente por doações de artistas que expuseram nas galerias da universidade. Este acervo possui mais de duas mil obras, datadas de 1940 até a época atual, com 42% de artistas mulheres que produziram 37% das obras. A curadora, Ananda Carvalho, que também é coordenadora da Gaeu e professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes, ressalta que a escolha por realizar uma mostra exclusiva com artistas mulheres foi devido à “urgência de repensar a pluralidade da história da arte brasileira sob perspectivas inclusivas de gênero e raça”. Ao enfatizar a importância da exibição das obras do acervo da Ufes, ela afirma que “busca produzir história em diálogo com o presente e provocar a reflexão sobre as continuidades da circulação da arte contemporânea”.

A mostra contará com obras de diversas linguagens, incluindo fotografia, pintura, gravura, objeto, desenho e videoperformance. A escolha das mulheres que compõem a exposição considerou tanto a diversidade de artistas capixabas como a presença de nomes que são referência para a arte brasileira. Assim, a mostra apresenta artistas de repercussão nacional e internacional, como Tomie Ohtake, Lygia Pape e Fayga Ostrower; artistas que são ou foram professoras da Ufes, dentre elas Rosana Paste, Márcia Capovilla, Nelma Pezzin e Simone Guimarães; artistas cujas obras trazem uma reflexão sobre a herança cultural negra, entre as quais estão Charlene Bicalho, Tatiana Rosa e Thaís Apolinário; artistas que estudaram na Ufes cujo trabalho ganhou repercussão fora do estado, como Juliana Morgado, Lara Felipe, Thais Graciotti e Marta Baião; e artistas importantes na cena cultural do estado do Espírito Santo, entre as quais se destacam Mara Perpétua, Denise Pimenta, Elisa Queiroz e Nelma Guimarães.

Segundo Rogério Borges, secretário de Cultura da Ufes, “disponibilizar acervos e coleções é inclusão.  Esse recorte que representa a forte presença das artistas mulheres em nosso acervo de artes visuais vai contribuir para uma aproximação e diálogo da universidade com curadores e curadoras, projetos de pesquisa, gestores de galerias e museus, docentes, estudantes, artistas e, sobretudo, o público em geral”.

A mostra tem como curadora educativa Margarete Sacht Góes, que também é professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, além de coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil (Gepaei), grande parceiro da Gaeu. A proposta do educativo consiste em produzir “cartografias afetivas” em conjunto com o público que visita a exposição. Os visitantes são convidados a participar, relatando as histórias e lutas das mulheres – não só artistas, mas mulheres que marcaram e marcam suas vidas. De acordo com Góes, o espaço do educativo será construído “coletivamente ao longo da mostra, produzindo um ambiente de visibilidade, reflexão, resistência, memórias e afetos”. Essas atividades serão mediadas pela equipe de estagiários e bolsistas da Galeria. Além disso, são disponibilizados diferentes quebra-cabeças de artistas que fazem parte da exposição e um material específico para professores. “O objetivo é criar um ambiente potente que possibilite diálogos plurais de visibilidade, respeito e afeto às mulheres”, afirma a professora.

Vinculada à Secretaria de Cultura da Ufes, a Galeria de Arte Espaço Universitário possui uma trajetória muito relevante na promoção das artes visuais e da cultura do Espírito Santo desde 1978, quando foi criada. Conta com uma equipe de mediadores que está disponível para receber os visitantes e dialogar com eles durante a visita. Também é possível fazer o agendamento de grupos por meio do formulário de agendamento neste link.  As obras estão sinalizadas, incluindo um QR code que direciona para um audioguia com informações adicionais sobre a obra e a artista. Alguns textos também contam com tradução e interpretação em libras para promover a inclusão e acessibilidade de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Esta ação engloba parcerias com o Setor de Tradução e Interpretação em Libras e com a disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrada por Jeffe Jeffa Santana, do Departamento de Línguas e Letras da Ufes (DLL).

Serviço

• A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) fica localizada em Vitória, no campus da Ufes em Goiabeiras.
  • O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e a entrada é gratuita.
  • Também é possível fazer o agendamento de grupos. Verifique o formulário de agendamento em https://galeria.ufes.br/conteudo/agendamento. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail educativogaleria.secult [at] ufes.br. A programação também pode ser acompanhada pelo instagram @gaeu.ufes.