Exposição Cantilena para Joy contabiliza mais de mil visitantes

Mais de mil pessoas já visitaram a exposição Cantilena para Joy, do artista plástico e professor aposentado da Ufes Attilio Colnago, na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), situada no campus de Goiabeiras. A mostra teve início em 23 de maio e integra o calendário de comemoração dos 65 anos da Ufes.

A exposição é composta por desenhos da figura humana feitos em grafite (que tiveram como referência as fotografias da americana Joy Goldkind), pinturas e objetos com referências aos períodos Barroco, Renascimento e Modernismo. As obras que mais representam a nova fase do artista são os desenhos e as pinturas, os quais se diferem dos trabalhos anteriores, que tinham como preocupação a construção e a inserção da figura humana em uma ideia de profundidade.

A série Cantilena para Joy teve início em 2014, tornando-se o caminho pelo qual Attilio introduziu novos elementos que agora afloram de forma mais ampla no seu trabalho, especialmente com relação ao tratamento da figura humana. A exposição apresenta memórias afetivas, passionais e auto- biográficas do artista, enfatizando as dualidades sagrado-profano e feminino-masculino, além de referências da história da arte e da imagem sacra.

Trata-se de uma vasta iconografia à qual Attilio acresce suas memórias e vivências pessoais – inserções que se dão de maneira velada. “Elas vêm sempre por baixo do grafite e dos diferentes materiais utilizados na produção de seus objetos e, por isso, torna-se imperativo imergir nos códigos das representações e nos sentidos que ele outorga a essas referências, sacras ou não”, explica o professor Paulo de Barros, curador da exposição.

A mostra segue aberta até 23 de agosto, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Entrada gratuita. Para mais informações ou agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelos telefones (27) 3335-7853 e (27) 3335-2371 ou pelo e-mail educativogaleria.supecc [at] ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno

Tags: