Desenho Encravado é a nova exposição virtual da Galeria de Arte Espaço Universitário

A partir desta quarta-feira, dia 26, a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) dá início à sua nova exposição virtual Desenho Encravado, que traz ao público desenhos e gravuras produzidos pelo artista plástico cubano naturalizado brasileiro Fernando Gómez, tendo como base a imagem do próprio pai e a constituição de um exílio no Brasil. As obras serão postadas durante sete semanas no perfil do Instagram da Galeria (@gaeu.ufes), juntamente com atividades on-line promovidas pela Seção Educativa da Gaeu.

Professor do Departamento de Artes Visuais e com 37 anos de carreira como artista plástico, Gómez vai realizar sua primeira exposição na Gaeu, dividindo a curadoria da mostra com o professor Fernando Augusto dos Santos Neto. A mostra é composta por cerca de 50 trabalhos sobre papel realizados entre 1993 e 2020, e tem como tema o tempo vivido pelo artista e como esse tempo fez sua trajetória. As obras retratam imagens do cotidiano, como xícara de café, carrinho de brinquedo do filho, autorretratos, imagens de memória, retrato do pai e figuras abstratas com formas espinhosas. “Trata-se de uma reflexão autobiográfica por intermédio de gravuras, que visa saldar dívidas com as minhas origens”, reflete Gómez, que mora no Brasil desde 1995.

O curador Santos Neto conta que o interesse de Gómez sempre esteve na criação de uma linguagem própria, fruto da assimilação de estilos, com especial atenção ao desenho infantil, às estruturas geométrico-antropomórficas, à arquitetura e ao simbolismo. “Todas as imagens dele têm a marca da insistência de um olhar atento aos objetos e a si mesmo, além de um olhar-reflexo, que procura ver o próprio caminho percorrido para, assim, dar sentido ao aqui e agora”, analisa.

Incentivo

Gómez lembra que foi o pai, um eletricista-enrolador, quem o incentivou a ingressar na escola de artes San Alejandro, em 1969: “Era uma época em que eu apenas gostava de copiar os desenhos dos quadrinhos nos cadernos da escola, para desespero das professoras. Ele enxergou em mim o cerne daquilo que lapidaria a minha vida até hoje, me encaminhando para o campo das artes”.

O nome da mostra, Desenho Encravado, remete aos machucados nas mãos do artista, devido à técnica de gravura que utiliza agulha de metal para incisão em placa de cobre ou ferro, conhecida como ponta-seca. “Mais um motivo para o título, embora a ideia subjacente refira-se mais a estados de ânimo objetivados na forma de gravuras”, explica.

Esta será a segunda exposição virtual organizada pela Galeria, que, em junho, iniciou o projeto on-line 74 Artistas. De acordo com o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, a equipe da Gaeu tem acompanhado o que vem sendo feito pelas maiores galerias do Brasil: “Estamos criando possibilidades para o público receber exposições de arte pelas redes sociais, enquanto não for possível a reabertura da Galeria para visitação presencial”.

O artista

Fernando Gómez Alvarez nasceu em Havana, Cuba, em 31 de dezembro de 1957. Nos anos 1970, estudou na Escola Nacional de Arte e no Instituto Superior de Artes. Na década de 1980, começou a expor profissionalmente, aproximando-se do expressionismo abstrato e da arte pop. Em 1983, realizou sua primeira exposição individual e, até 1998, organizou mostras individuais por quase todos os anos. “Mas, tão logo começou a crescer e a participar do meio artístico cubano, percebeu que seu país era um espaço por demais arisco para seus voos artísticos”, conta Santos Neto.

Em 1995, Gómez veio ao Brasil trazendo a mostra coletiva Testemunhas da Utopia, a convite do Espaço Cultural 508 Sul, em Brasília, e decidiu permanecer no país. Entre 1999 e 2007, cursou mestrado e doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Em 2004, passou a integrar o corpo docente do Departamento de Artes Visuais da Ufes, onde ministra, atualmente, disciplinas de desenho e gravura.

As obras que compõem a exposição Desenho Encravado serão postadas no Instagram durante sete semanas. A mostra é uma realização da Secretaria de Cultura da Ufes, com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil (Gepaei/Ufes).

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho